Aprendizagem Significativa: uma possibilidade didática da educação básica ao ensino superior

Autores

Resumo

O presente artigo visa apresentar que as contribuições didático-metodológicas da teoria de David Ausubel para o processo ensino-aprendizagem pode ser utilizado tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. E importante que o professor se perceba como o mediador do processo e organize seu planejamento considerando os subsunçores dos alunos, apresente sentido do conteúdo ser trabalhado, discuta do geral para o especifico, valha-se das aulas introdutórias, valorize as modalidades de aprendizagem visual, auditiva e cinestésica, estabeleça uma relação de recipriocidade, favoreça o diálogo e a elaboração do conhecimento, entre outras metodologias. Existem algumas dificuldades para a efetivação da didática e prática de ensino da aprendizagem significativa, mas existem as possibilidades. Essas questões estão sendo investigadas pelos projetos de pesquisa “Os estilos de aprendizagem e a aprendizagem significativa: uma experiência no Ensino Superior” e “Aprendizagem Significativa e a Filosofia como contribuição para a construção da autonomia” pelo projeto de extensão “Conhecendo a aprendizagem significativa na perspectiva de David Ausubel” que compõe os trabalhos do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

  • Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás
    Professora Efetiva Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual de Goiás.
  • Ândrea Carla Moraes, Universidade Estadual de Goiás
    Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAI – Faculdade de Itapuranga, Mestranda do MIELT – Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia, Bolsista PAPEG.
  • Nay Brunio Borges, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 4º ano de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus São Luis de Montes Belos – Bolsista PBIC/UEG.
  • Maria Ladjane do Nascimento, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 4º ano de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas – Bolsista PVIC/UEG.

Downloads