Aprendizagem Significativa: uma possibilidade didática da educação básica ao ensino superior
Resumo
O presente artigo visa apresentar que as contribuições didático-metodológicas da teoria de David Ausubel para o processo ensino-aprendizagem pode ser utilizado tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. E importante que o professor se perceba como o mediador do processo e organize seu planejamento considerando os subsunçores dos alunos, apresente sentido do conteúdo ser trabalhado, discuta do geral para o especifico, valha-se das aulas introdutórias, valorize as modalidades de aprendizagem visual, auditiva e cinestésica, estabeleça uma relação de recipriocidade, favoreça o diálogo e a elaboração do conhecimento, entre outras metodologias. Existem algumas dificuldades para a efetivação da didática e prática de ensino da aprendizagem significativa, mas existem as possibilidades. Essas questões estão sendo investigadas pelos projetos de pesquisa “Os estilos de aprendizagem e a aprendizagem significativa: uma experiência no Ensino Superior” e “Aprendizagem Significativa e a Filosofia como contribuição para a construção da autonomia” pelo projeto de extensão “Conhecendo a aprendizagem significativa na perspectiva de David Ausubel” que compõe os trabalhos do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.Downloads
Edição
Seção
Artigos