Didática e Prática de Ensino: uma reflexão em Candau e Freire

Autores

Resumo

A Didática e a Prática de Ensino de muitos professores são colocadas em xeque ao longo do processo educacional. Muitas práticas são estritamente tradicionais e podem não contemplar uma aprendizagem para a autonomia e crítica. Nesse viés Candau apresenta críticas a didática instrumental apresentando a necessidade de uma didática fundamental, em que valorize a multidimensionalidade do ser humano em todo processo, incluindo o aprender e o avaliar. Assim, Freire apresenta que compete ao professor conhecer e viver os vinte e sete saberes necessários à prática educativa focando a autonomia do aluno. Este trabalho discute o papel da didática no contexto escolar, as mudanças necessárias que esta vem apresentando conforme as mudanças apresentadas na prática educativa. Busca também compreender o aluno no contexto cultural e social, relação professor-aluno e aluno como formador de seus próprios conhecimentos. Traz ideias de dois importantes pensadores da educação: Candau e Freire. Essas discussões compõe o GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

  • Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás
    Professora Efetiva Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual de Goiás.
  • Ândrea Carla Moraes, Universidade Estadual de Goiás
    Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAI – Faculdade de Itapuranga, Mestranda do MIELT – Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia, Bolsista PAPEG.
  • Juliana Augusta de Carvalho Amaro, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 3º período do curso de Pedagogia da FAI – Faculdade de Itapuranga.
  • Sara de Araújo Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 3º período do curso de Pedagogia da FAI – Faculdade de Itapuranga.

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