O Processo de Construção das Políticas Públicas Inclusivas com Foco na Diversidade

Autores

  • Francielly Ferreira Gonçalves Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Resumo

Este texto é decorrente do projeto de pesquisa “Políticas Públicas de Diversidade no Brasil: continuidades e descontinuidades”, desenvolvido pela professora Marlene Barbosa de Freitas Reis, no período de 2014 a 2015. Tem por objetivo analisar o processo de construção das políticas públicas inclusivas, com foco na diversidade. Ressaltamos o conceito de escola inclusiva, refletindo sobre a valorização da diversidade e buscamos ainda refletir sobre ações que possibilitem uma prática educativa voltada para o respeito às diferenças. Podemos reforçar que o processo de inclusão educacional, exige ação e planejamento, além de mudanças sistêmicas, político-administrativas, com o trabalho centrado no propósito de contribuir para esse posicionamento social. Um posicionamento de respeito necessário para a construção de igualdade de direitos, respeito às especificidades e na luta por atuação de políticas públicas que defendam e garantam a plena cidadania.

Biografia do Autor

  • Francielly Ferreira Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás

    Pesquisadora: acadêmica do segundo ano do Curso de Pedagogia da UEG, Câmpus Inhumas. Bolsista do Programa de Iniciação Cientifica da UEG, PBIC.

  • Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás
    Orientadora. Pedagoga pela UFG. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Docente permanente no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologia – MIELT e no curso de Pedagogia da UEG – Câmpus Inhumas. Bolsista do Programa de Bolsa de Incentivo ao Pesquisador (BIP) da UEG.

Downloads