Ensino de Língua Portugesa para Surdos

Autores

Resumo

Este artigo é o resultado de uma reflexão sobre práticas pedagógicas no ensino da Língua Portuguesa para Surdos (L2), Tendo por objetivo realizar uma investigação bibliográfica sobre as aproximações teórico-metodológicas do Ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita, em conformidade com os direitos do Surdo em estudar e aprender em uma escola Bilíngue. Verificar se a teoria e a metodologia referentes ao Ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do ensino da Língua portuguesa para surdos existem aproximações que favoreçam a formação de sujeitos de direito, militantes e pensadores. Procuro, nesta pesquisa, tecer algumas reflexões sobre a aquisição do português como segunda língua para surdos e aferir se os resultados estão de acordo com os direitos dos surdos.

Biografia do Autor

  • Jaqueline Pessoni Albino, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Letras: Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás, especializanda em Educação para Diversidade e Cidadania: Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás, Especializanda em Libras pela Universidade de Iporá; Professora da Rede Pública Estadual de Goiás e recentemente atuando como intérprete de LIBRAS.
  • Izzete Aparecida Lopes Urzeda, Universidade Estadual de Goiás
    Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Paulista; Especialista em Psicologia escolar e graduada em Psicologia Escolar pela Universidade Católica de Goiás; Professora da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. 

Downloads