Educação Especial: da segregação a inclusão?

Autores

  • Thiffanne Pereira dos Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis Universidade Estadual de Goiás

Resumo

A Educação Especial tem como finalidade promover o acesso das pessoas com deficiência às instituições de ensino regular, bem como propiciar a elas novas possibilidades de desenvolver suas habilidades e competências. Nessa perspectiva, a inclusão representa o respeito às diferenças e a garantia das mesmas oportunidades a todos, concebendo a diversidade como um elemento enriquecedor da aprendizagem e do desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, o presente artigo apresenta o processo de transição que perpassou a Educação Especial destacando as principais características: segregação, integração e inclusão.

Biografia do Autor

  • Thiffanne Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

    Pesquisadora: aluna regular do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

  • Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás
    Orientadora. Pedagoga pela UFG.  Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Docente permanente no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologia – MIELT e no curso de Pedagogia da UEG – Inhumas.

Downloads