Feedback Não Verbal e Filtro Afetivo: um estudo de caso reflexivo sob a percepção do docente

Autores

  • Antônio Rego Barros Neto Universidade Estadual de Goiás
  • Bruna Cristina Bonfim da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Humberto Moreira Barros Filho Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Esta pesquisa visa a repensar a prática e ampliar a percepção comunicativa dos profissionais da área chamando a atenção ao potencial comunicativo que a linguagem não verbal tem a oferecer dentro de sala de aula. Cabe aos próprios professores formularem teorias sobre o processo de aquisição de conhecimento em sala de aula tentando assim encontrar uma maneira que o ensino seja pautado pelo contexto e que resulte em resultados positivos para aprendizagem de todos os alunos. Isto é o que eles chamam de refletir criticamente sobre o ensino. Essa pesquisa surge com o intuito de refletir sobre os problemas existentes dentro de sala de aula resultantes da comunicação, em especifico os que dizem respeito ao baixo filtro afetivo e feedback negativo.

Biografia do Autor

  • Antônio Rego Barros Neto, Universidade Estadual de Goiás
    Graduado em Letras – Inglês pela Universidade de Brasília (2009), especialização em Ensino de Língua Inglesa e Uso de Novas Tecnologias pela Faculdade de Iporá (2014) e mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2015). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: História em Quadrinhos, Romance reportagem e Literatura Comparada.
  • Bruna Cristina Bonfim da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. 
  • Humberto Moreira Barros Filho, Universidade Estadual de Goiás

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2012). Especialista em Ensino de Língua Inglesa e Uso de Novas Tecnologias pela Faculdade de Iporá e Faculdade Itapuranga (2014). É professor titular da Fundação Richard Hugh Fisk desde 2011. Tem experiência na área de Letras (Português/Inglês). Recentemente participou do programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia (MIELT-UEG) como aluno especial na disciplina de Análise de Discurso.

Downloads