Análise e Reflexões de uma Aula de Inglês sob a Perspectiva Crítica

Autores

  • Marcelo Maciel Ribeiro Filho Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este estudo apresenta os resultados obtidos após o planejamento de uma aula e execução da mesma sob a perspectiva crítica, cuja temática é “Family”, com intuito de levar os alunos a refletirem e se posicionarem criticamente, sem reproduzir discursos de terceiros.  A aula foi realizada em uma escola de idiomas para uma turma de crianças. O objetivo deste é analisar as percepções do professor e dos discentes. O estudo foi fundamentado nos conceitos de abordagem (ALMEIDA FILHO, 1993; FIGUEIREDO, 2012), abordagem formalista e comunicativa (ALMEIDA FILHO, 1998; FIGUEIREDO, 2004), perspectiva crítica no ensino de línguas (MENEZES DE SOUZA, 2011; MOITA LOPES, 2006; 2012; PESSOA; URZÊDA; FREITAS, 2012) e profissional reflexivo (CONTRERAS, 2002; SCHÖN, 1983). Os resultados revelam o envolvimento da turma na participação e discussão do tema proposto, que gerou um interesse muito maior, pois eles foram ativos em seu processo de aquisição de novos saberes, ao invés de sujeitos passivos que aceitam tudo pronto. 

Biografia do Autor

  • Marcelo Maciel Ribeiro Filho, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmico do 4º ano do Curso de Letras – Português/Inglês, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.

Downloads