Interação e Colaboração em Sala de Aula: análise de uma atividade de escrita e reescrita de textos em língua inglesa

Autores

  • Marco André Franco de Araújo Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Resumo

Este artigo relata e discute um estudo realizado em uma sala de aula de LE, buscando compreender como se dá a interação e a colaboração entre os aprendizes no processo de escrita e reescrita de textos em língua inglesa. Para isso, realizamos uma investigação qualitativa nas obras de: Esteban (2010); Ferreira e Sebba (2012); Seliger e Shohamy (1989); Vygotsky (1994; 1998); dentre outros. Em seguida, gravamos em áudio as interações dos alunos, observamos as aulas, entrevistamos os participantes e analisamos os textos produzidos por eles. As aulas envolviam atividades de escrita, e, também, de reescrita de textos, onde os alunos interagiram e colaboraram com seus pares. Nas interações, pudemos observar que os alunos se tornaram autores mais atentos através dos erros que cometiam e que eram corrigidos em colaboração com o colega. Notamos, também, a troca de conhecimentos lingüísticos, onde um autor mais proficiente na língua inglesa pode auxiliar o outro na escrita e reescrita dos textos.

Biografia do Autor

  • Marco André Franco de Araújo, Universidade Estadual de Goiás
    Professor de Inglês da Rede Municipal de Ensino de Goiânia. Mestrando em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.

Downloads