Reflexões sobre a Multimodalidade Textual em Materiais Didáticos de Português LE/L2

Autores

  • Giuliano Pereira de Oliveira Castro Universidade Federal de Goiás image/svg+xml

Resumo

Nosso enfoque no presente trabalho é a investigação acerca da relação existente entre a multimodalidade textual presente nas capas de três materiais didáticos para ensino de português para estrangeiros publicados no Brasil e a abordagem que subjaz esses materiais, tendo em vista os textos multimodais como enfoque e ponto de partida. O estudo evidencia a natureza multimodal da linguagem e que um foco mais intenso na abordagem comunicativa, com ênfase nos processos de interação, requer que texto (linguagem verbal) e imagem (não verbal) sejam combinados de forma a promover um contexto comunicativo profícuo.

Biografia do Autor

  • Giuliano Pereira de Oliveira Castro, Universidade Federal de Goiás
    Possui graduação em Letras Português do Brasil como segunda Língua pela Universidade de Brasília (UnB, 2006) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2009). Atualmente é professor assistente de português e língua estrangeira da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Linguística.

Downloads