Transdisciplinaridade no Campo de Estágio: por uma escola/comunidade/cidade sustentável

Autores

Resumo

A disciplina de estágio possui como uma de suas definições a aproximação do futuro profissional com o campo de atuação. A partir dessa concepção, o estágio na formação de professores, desenvolvido no ano de 2014 no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabeleceu ações ecoformadoras junto à instituição concedente, envolvendo toda a comunidade escolar, por meio de projeto de trabalho. A docência, de modo transdisciplinar, contribui para construção de um conhecimento complexo, rompendo com os saberes fragmentados e reducionistas, transcendendo a disciplinar idade. Para a fundamentação deste, foi necessário fazer uso aporte teórico que discutem a transdisciplinaridade e ecoformação, como Suanno (2011, 2013, 2014), Libâneo (2011), Moraes (2014) e Zwierewicz (2011).

Biografia do Autor

  • Oscar Ferreira Mendes Neto, Universidade Estadual de Goiás
    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas.

Downloads