Prática Pedagógica e Currículo: estudo de caso em um colégio público de Goiânia

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central analisar se o currículo prescrito influencia na prática pedagógica do professor de Educação Física de uma escola pública de Goiânia. A pesquisa é de caráter qualitativo e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a entrevista semi-estruturada e observação sistemática, junto a um referencial teórico criar categorias de análise. Os dados revelaram que, o currículo prescrito não é utilizado na prática docente do professor, desencadeando outros problemas que podem agravar ainda mais a legitimação da Educação Física no âmbito escolar.

Biografia do Autor

  • Victor Hugo de Paiva Arantes, Universidade Estadual de Goiás
    Licenciado em Educação Física (2014), Universidade Estadual de Goiás (UEG/ESEFFEGO), Especialista lato sensu em Docência do Ensino Superior. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da UEG, sob orientação do Prof. Dr. João Henrique Suanno. 
  • Regina Célia Alves da Cunha, Universidade Estadual de Goiás
    Psicóloga – ano 2000, PUC-GO, Especialista, Lato Sensu, em Ensino e Aprendizagem em Língua Inglesa, 2007, UEG. Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional e Coaching, 2014, Faculdade Católica de Anápolis. Mestranda do Programa de Pós-Graduação, Stricto Sensu, Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás-UEG, sob orientação do Prof. Dr. João Henrique Suanno. 
  • João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás
    Pós-Doutorado em Educação em andamento pela Universidade de Barcelona/ES, sob orientação da profa. Dra. María Antònia Pujol. Doutor em Educação, 2013, UCB/DF, sob orientação da profa. Dr. Maria Cândida Moraes. Mestre em Educação, 2006, Universidad de la Habana/PUC-GO, sob orientação do Prof. Dr. José Luís Almuiñas. Psicopedagogo, 1994, UCG/GO. Psicólogo, 1991, UCG/GO. Vice-Coordenador e Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – MIELT, da Universidade Estadual de Goiás. Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), desde 1996. Membro do grupo de pesquisa ECOTRANSD – Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação, coordenado pela profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Pesquisador colaborador no projeto docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora.

Downloads