Professoras de Estágio do Curso de Letras: uma prática transdisciplinar em construção

Autores

  • Patrícia Maria Ferreira Universidade Estadual de Goiás
  • Carla Conti de Freitas Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida para o trabalho final da especialização em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação e compõe o projeto de pesquisa intitulado “A gestão do conhecimento e a formação de professores: aspectos inovativos das atividades da universidade”. A pesquisa propõe um estudo sobre a atitude transdisciplinar das professoras de estágio de língua portuguesa e língua inglesa do curso de Letras. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar, com base nos relatos das professoras, se elas reconhecem a abordagem transdisciplinar ou interdisciplinar em suas práticas. Para isso, apresenta-se a proposta de estágio da instituição e uma breve fundamentação teórica sobre abordagem transdisciplinar Morin (2008), juntamente com o perfil de docente transdisciplinar proposto pela Moraes (2010). Como conclusão apresenta-se uma reflexão sobre o reconhecimento das professoras acerca das suas atitudes interdisciplinares/transdisciplinares ou não.

Biografia do Autor

  • Patrícia Maria Ferreira, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Letras – Português/Inglês e Pós-graduanda em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação: UEG – Câmpus Inhumas.
  • Carla Conti de Freitas, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Letras Português Inglês (1995), Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2003), Especialista em Psicopedagogia, Avaliação Institucional e Docência Universitária. Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, UFRJ/UEG, (2013) e Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atua como Docente e Diretora do Câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Letras e com temas como abordagem transdisciplinar, sustentabilidade, capacitação profissional.

Downloads