(Re)Pensando a Formação de Professores: análise do estágio supervisionado na perspectiva transdisciplinar

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Resumo

Esse artigo pretende relatar as sistematizações produzidas a partir da análise documental dos Relatórios de Estágio em docência nos anos iniciais do ensino fundamental, produzidos por estagiários e estagiárias do 4º ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) –Câmpus Inhumas. Tal estágio visa pensar complexo e transdisciplinar por meio de projeto de trabalho (HERNÁNDEZ, 1998), e foi realizado na Escola Estadual João Lôbo Filho no município de Inhumas-GO, no ano de 2013. As ações desenvolvidas no estágio se fundamentaram nos pressupostos da teoria da complexidade (MORIN, 2000) e da transdisciplinaridade. Com o objetivo de repensar as práticas pedagógicas e didáticas, e contribuir para uma formação docente sólida, no desenvolvimento da consciência crítica, ampliada e autorreflexiva, vislumbrando o desenvolvimento integral do ser humano, trabalhando valores e atitudes transformadoras a partir do metatema: Água, Fonte de Vida. Tal temática possibilitou problematizar e mediar processos de ensino aprendizagem em torno do sentido da cooperação internacional pelas águas. O que possibilitou religar saberes em perspectiva multidimensional, multirreferencial e autorreferencial.

Biografia do Autor

  • Wanderson Cândido Januario, Universidade Estadual de Goiás
    Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, Câmpus Inhumas. Aluno da Pós-Graduação Lato Sensu Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação – UEG.
  • Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Estadual de Goiás
    Professora da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Professora da Universidade Federal de Goiás – UFG.

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