A Pedagogia da Infância e o Trabalho por Projeto: perspectivas vivenciadas no estágio em docência na educação infantil

Autores

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar algumas considerações acerca das vivências no Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I e II, realizado no 7º e 8º períodos do curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, no ano de 2014. O trabalho desenvolvido estruturou-se a partir dos fundamentos e princípios do trabalho por projetos, que concebe a criança como um ser ativo, co-autora de seu desenvolvimento. A partir do embasamento teórico de estudiosos como Barbosa e Horn (2008), Anjos (2012) desenvolvemos nosso estágio na perspectiva de romper com práticas escolarizantes na educação infantil. Este percurso nos fez compreender a necessidade da efetiva materialização da pedagogia da infância nas instituições infantis.

Biografia do Autor

  • Cláudia do Nascimento, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Inhumas.
  • Divina Célia Stival Fortunato, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Inhumas.
  • Larissa Dayane Soares da Costa, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Inhumas.
  • Leidianne de Morais Francisco, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Inhumas.
  • Lindalva Pessoni Santos, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga. Mestre em Educação – UFG. Professora efetiva de Prática e Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil – Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Inhumas.

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