A Pedagogia da Infância e o Trabalho por Projeto: perspectivas vivenciadas no estágio em docência na educação infantil

Autores

  • Cláudia do Nascimento Universidade Estadual de Goiás
  • Divina Célia Stival Fortunato Universidade Estadual de Goiás
  • Larissa Dayane Soares da Costa Universidade Estadual de Goiás
  • Leidianne de Morais Francisco Universidade Estadual de Goiás
  • Lindalva Pessoni Santos Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar algumas considerações acerca das vivências no Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I e II, realizado no 7º e 8º períodos do curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, no ano de 2014. O trabalho desenvolvido estruturou-se a partir dos fundamentos e princípios do trabalho por projetos, que concebe a criança como um ser ativo, co-autora de seu desenvolvimento. A partir do embasamento teórico de estudiosos como Barbosa e Horn (2008), Anjos (2012) desenvolvemos nosso estágio na perspectiva de romper com práticas escolarizantes na educação infantil. Este percurso nos fez compreender a necessidade da efetiva materialização da pedagogia da infância nas instituições infantis.

Biografia do Autor

  • Cláudia do Nascimento, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Inhumas.
  • Divina Célia Stival Fortunato, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Inhumas.
  • Larissa Dayane Soares da Costa, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Inhumas.
  • Leidianne de Morais Francisco, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Inhumas.
  • Lindalva Pessoni Santos, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga. Mestre em Educação – UFG. Professora efetiva de Prática e Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil – Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Inhumas.

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