A Gestão Escolar Ressignificada pela Cultura Política dos Movimentos Sociais
Resumo
A proposição de uma gestão democrática legitimada na atual Constituição brasileira e reafirmada na LDB soou como uma grande conquista para a comunidade escolar. A modalidade de gestão instituída, no entanto, revelou-se um arremedo dos princípios democráticos, uma vez que nossa sociedade ainda não alcançou a democracia plena. Partindo da premissa que a escola pública é um espaço de responsabilidade de todos, discute-se, neste artigo, a diluição desse princípio e a idéia que a não efetivação de uma educação de qualidade – principalmente expressa em termos de evasão e repetência – é uma questão ligada diretamente a uma ineficaz gestão, isentando o Estado – e suas políticas – de qualquer parcela de culpa para que tais fatos ocorressem. O objetivo deste artigo, portanto, é questionar a intitulada gestão escolar democrática pela perspectiva da cultura política dos movimentos sociais; busca-se problematizar as concepções de participação, autonomia, democracia e cidadania na confluência de dois projetos: o democrático participativo e o neoliberal.Downloads
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