Os Desafios na Formação Docente e o Uso das Tecnologias
Resumo
Com a expansão das novas tecnologias hoje, nota-se seu reflexo na sociedade e no ensino. Neste âmbito, o presente artigo faz uma reflexão sobre a importância da formação de professores e das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ambiente educacional para uma formação acadêmica crítica, a partir do conceito das tecnologias educacionais e mediação pedagógica, tendo como principais teóricos: Valente (2012); Masetto (2000); Moran (2000); Liguori (1997); Litwin (1997); Almeida (2012). O objetivo geral da pesquisa realizada foi caracterizar e analisar a utilização das TICs pelos docentes e discentes dos cursos de licenciatura de uma Unidade Universitária da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Esta pesquisa tem uma abordagem quali-quantitativa de análise e coleta de dados, do tipo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: revisão bibliográfica, entrevista realizada com as duas coordenadoras dos cursos da Unidade analisada e questionários aplicados aos discentes e docentes dos cursos de Pedagogia e Letras da mesma Unidade Universitária da UEG. Diante dos dados coletados pôde-se perceber que a visão dos docentes e acadêmicos sobre a importância do processo ensino-aprendizagem relacionando com a abordagem teórica, é de grande relevância, destacando que os acadêmicos possuem um maior contato e por sua vez mais familiaridade com aparatos tecnológicos, em relação aos docentes, porém, os professores possuem maior frequência de uso do que os acadêmicos. A unidade analisada não possui a quantidade suficiente de TICs a serem utilizados pelos docentes e acadêmicos, no entanto, os docentes utilizam as TICs como recurso no processo ensino-aprendizagem, mas pouco voltados para a mediação pedagógica.Downloads
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