O Uso de Filmes em Sala de Aula: as mídias como metodologias de aprendizagem na educação básica e no ensino superior

Autores

Resumo

O objetivo maior desse trabalho é discutir como um filme pode ser utilizado na sala de aula para proporcionar momentos de discussão teórica, elaboração própria, aprendizagem significativa e criticidade. Pensar no cinema ou desenhos infantis como ferramenta de ensinagem, pressupõe um professor que seja um espectador lúcido, para poder utilizar em sala de aula a metodologia fílmica, tendo um olhar crítico e reflexivo. Esta utilização é uma característica que marca o perfil de um professor holístico e não tradicional. Usar um filme em sala de aula deve ser para reflexão, crítica, debate e avaliação. Para usá-lo adequadamente os filmes em salas de aula é necessário um planejamento. Nesse contexto a discussão se torna importante.

Biografia do Autor

  • Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás
    Professora Efetiva Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual de Goiás.
  • Ana Paula Arantes, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 4º ano de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus São Luis de Montes Belos. Bolsista PBIC/UEG.
  • Gilmagda de Paula, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 2º ano de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus São Luis de Montes Belos. Bolsista PBIC/UEG.
  • Kamilla Fagundes, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 1º ano de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus São Luis de Montes Belos. Bolsista PVIC/UEG.

Downloads