As Dificuldades e Facilidades dos Idosos com as Tecnologias da Informação e Comunicação

Autores

  • Sarah Rizzia Campos Luíz Miranda Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Tatiane Custódio da Silva Batista Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Mirza Seabra Toschi Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Resumo

Atualmente a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando, ocasionando um crescimento significativo na população idosa (PNAD, 2009), juntamente a isso vem a preocupação pela qualidade de vida desses idosos. O estudo apresentado está sendo realizado com idosos e pessoas com baixo letramento. A investigação parte do pressuposto de que esse novo modelo social baseado em aparatos técnicos modifica as demandas sociais, afeta políticas públicas e traz novas situações para se viver melhor. As tecnologias digitais estão continuamente inseridas no meio social, exigindo que todos tomem conhecimentos por seus usos a fim de agilizar atendimentos e problemas. A pesquisa tem como principal objetivo identificar o perfil da população idosa, como fazem uso de ferramentas digitais, e observar as finalidades destes ao utilizarem o computador e a internet, destacando suas dificuldades e facilidades de manuseio das TIC.

Biografia do Autor

  • Sarah Rizzia Campos Luíz Miranda, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás – Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, Anápolis.
  • Tatiane Custódio da Silva Batista, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga e Mestranda (Mestrado Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias) pela Universidade Estadual de Goiás – Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, Anápolis.
  • Mirza Seabra Toschi, Universidade Estadual de Goiás
    Coordenadora e orientadora da pesquisa, professora da Universidade Estadual de Goiás e no Mestrado de Interdisciplinar de Educação, Linguagens e Tecnologias – Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas de Anápolis.

Downloads