O PIBID Pedagogia e a Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da UEG Câmpus Inhumas: constituição do habitus docente

Autores

  • Valdirene Alves de Oliveira et al. Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões oriundas dos momentos formativos realizados pelo PIBID Pedagogia da UEG, Câmpus Inhumas, no primeiro semestre de 2015. O subprojeto PIBID Pedagogia Inhumas possui como principal referencial teórico Pierre Bourdieu e alguns conceitos cunhados por este sociólogo: habitus, campo, capital cultural, violência simbólica, entre outros. O subprojeto PIBID Pedagogia almeja colaborar com a formação do habitus docente na Educação Infantil e os estudos do período mencionado englobam alguns textos sobre os conceitos bourdiesianos e também leituras e discussões de quatro dissertações de mestrado, três teses de doutorado e um artigo científico fundamentados no mesmo referencial teórico. O texto dos bolsistas do PIBID Pedagogia tem como objetivo, portanto, abordar a correlação existente entre os estudos realizados no PIBID Pedagogia e a Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da UEG, Câmpus Inhumas, na formação do habitus docente e acenar para a pretensa perspectiva da formação docente na Educação Infantil.

Biografia do Autor

  • Valdirene Alves de Oliveira et al., Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Professora Coordenadora.

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