A Afetividade no Processo Ensino-Aprendizagem na Perspectiva de Piaget, Vygotsky e Wallon

Autores

  • Andréa Kochhann Universidade Estadual de Goiás
  • Vanessa Amélia da Silva Rocha Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este artigo nasceu da necessidade de discutir o papel da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, envolvendo a tríade professor, aluno e conteúdo. Para tanto, discutimos a afetividade, a partir da literatura, na perspectiva de Jean Piaget, Lev S. Vygotsky e Henri Wallon. Considerando o afetivo e o cognitivo na formação do aluno como um todo, trabalhando assim a educação afetiva, procurando motivações educacionais e sucesso no processo ensino-aprendizagem. Nesse viés, apresentaremos a teoria dos autores citados, aprofundando na questão do processo de afetividade para a aprendizagem. A discussão compõe o GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

  • Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga. Mestre em Educação. Professora efetiva em regime de dedicação exclusiva da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus São Luis de Montes Belos. Pesquisadora e Extensionista. Coordenadora do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. 
  • Vanessa Amélia da Silva Rocha, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 2º ano de Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Jussara.

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