Uma Breve História Social da Infância, Família e Escola

Autores

  • Osvaldo José Sobral Universidade Estadual de Goiás
  • Eliana Pontes da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Raquel da Silva Cardoso Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este artigo científico de revisão é o resultado da produção de dois primeiros capítulos de monografias, relativas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. Ambos os projetos de pesquisa tiveram como tema “a relação entre família e escola”. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi o levantamento bibliográfico, mediante a revisão da literatura disponível sobre a temática investigada, e teve como referências as seguintes obras: Ariès (2006); Bock, Furtado e Teixeira (2002); Prado (1988); Silva (2005); Silva (2010); além do Estatuto da Criança e do Adolescente (GOIÁS, 2010). Para tanto, o presente trabalho acadêmico realizou uma breve revisão histórica a respeito dos seguintes tópicos: sentimento de infância; do sentimento de infância na história contemporânea do Brasil; da construção do sentimento de família e sua concepção na atualidade; da história social da escola; e a função social da família na contemporaneidade. Enfim, foi possível considerar que a questão da educação de crianças deve ser tratada como um forte vínculo entre escola, família e sociedade, todos com um mesmo propósito que é de formar pessoas capazes de pensar e não meros escravos do mercado de trabalho, ou melhor, do capitalismo. Se algum desses elos não estiver fortalecido, e cumprindo com a sua parte, a educação fracassará em algum momento.

Biografia do Autor

  • Osvaldo José Sobral, Universidade Estadual de Goiás
    Graduado em Psicologia (1994) e Especialista em Docência Universitária (2001), pela PUC-GO. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás - UFG (2008). É professor e orientador de TCC do Curso de Especialização em Docência Universitária e dos Cursos de Licenciatura em Letras - Português/Inglês e Pedagogia, no qual, também, é pesquisador, orientador de TCC e Coordenador Adjunto de Trabalho de Curso, além de ser membro do Conselho Acadêmico da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. E, também, é professor e orientador da Faculdade de Inhumas, FacMais.
  • Eliana Pontes da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 4º ano do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.
  • Raquel da Silva Cardoso, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 4º ano do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.

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