TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: relato de uma experiência pedagógica com a ginástica geral
Palavras-chave:
Transdisciplinaridade. Educação Física Escolar. Ginástica Geral. Relato de Experiência.Resumo
Esse traballho almeja problematizar a transdisciplinaridade na educação escolar, destacando suas contribuições na formação humana do ser aprendente. Relata também uma intervenção pedagógica transdisciplinar desenvolvida na disciplina de Educação Física com os alunos de duas turmas de 7° ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Anápolis-Go. Nessa ação pedagógica, foi trabalhado o conteúdo relacionado à ginástica geral, objetivando explorar a corporeidade e ampliar as vivências corporais dos educandos de forma criativa. Além disso, com essa intervenção foi trabalhado um dos saberes necessários à educação do futuro descritos por Edgar Morin: o ensino da compreensão humana. Assim, a ginástica geral foi vivenciada com os alunos organizados em grupos, possibilitando trabalhar o acolhimento e o cuidado para com o outro, bem como a compreensão de que todos estão energeticamente interligados, uma vez que o eu e o outro se realizam no encontro. Dessa forma, destaca-se que o trabalho desenvolvido com a ginástica na perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade, contribuiu para despertar e ampliar a consciência dos aprendizes, permitindo-lhes atingir novos níveis de percepção para o outro.
Referências
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.
BATALLOSO, Juan Miguel. Educación, transdisciplinariedad y pensamiento ecosistémico: uma aproximación a la prática. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
MACHADO, Michele Jordão; NASCIMENTO, Patrícia Limaverde; LEITE, Deliene Lopes. Os operadores cognitivos do pensar complexo na docência universitária: possibilidades e desafios. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/ WHH – Willis Harman House, 2008.
______. Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
______. TORRE, Saturnino de la. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis – RJ: Vozes, 2004.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgar de Assis Carvalho – 2. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
______; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. Revisão Técnica da Tradução Edgard de Assis Carvalho. 3. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2009.
NICOLESCU, Basarab. Projeto CIRET-UNESCO: evolução transdisciplinar da universidade. Bangkok: Chulalongkorn University, 1997. Disponível em: http://www.moodle.fmb.unesp.br/mod/resource/view.php?id=60. Acesso em: 05 maio. 2016.