A PRÓ-ATIVIDADE DA ESTAGIÁRIA Facilidades e dificuldades na semirregência
Resumo
Resumo
Este artigo apresenta resultados acerca da pró-atividade de uma estagiária durante o período de semirregência realizado durante o estágio supervisionado de língua portuguesa e literaturas para o ensino médio, tendo como objetivo perceber como a pró-atividade do estagiário é favorecida ou impedida durante essa etapa do estágio. Cunha (2006) irá fornecer aporte teórico no que diz respeito à formação e à função do professor, mas também nos apoiaremos nos estudos de Hall (2014) para entender a hibridização da identidade do estagiário. Será feita uma breve análise do perfil dos professores observados para que seja possível perceber como eles facilitaram ou não a pró-atividade e o perfil da estagiária também será analisado, pois a pró-atividade depende dessa parceria entre estagiários e professores regentes. Pensando em uma futura prática docente, em curto prazo, no caso da regência e, em longo prazo, no caso de uma efetivação docente, partimos da seguinte problemática: como o estagiário pode contribuir consigo mesmo na sua formação e com o professor, auxiliando-o no período de semirregência? Como resultados, os dados mostraram que o contexto da aula pode influenciar bastante na pró-atividade e o estímulo do professor também, mas a postura ativa e autônoma deve partir do estagiário.
Palavras-chave: Pró-atividade. Semirregência. Estágio. Estagiário.