A INCLUSÃO NA REDE REGULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL: ESPAÇOS E DESAFIOS PARA APRENDIZAGEM

Autores

  • BYANCA TELES DA SILVA Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Dayane Riberiro Campos Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia, Diversidade, Inclusão.

Resumo

O presente trabalho aborda a questão das políticas públicas para diversidade a fim de verificar como elas têm repercutido no processo de inclusão da rede regular da cidade de Inhumas, Goiás. O projeto que deu origem a esse trabalho tem como objetivos: ler e catalogar os referenciais teóricos necessários para levantamento de dados e desenvolvimento do projeto de pesquisa contribuir para a análise dos dados coletados e; identificar quais são as formas e as atividades desenvolvidas com os alunos que constituem o público-alvo da educação especial, nas salas de recursos Multifuncionais (AEE). Para fundamentar a pesquisa, utilizamos alguns autores que se ocupam dessa temática, tais como: Reis (2006), Lima (2006), Carvalho (2005), Braun (2016), Mittler (2000), dentre outros. A metodologia utilizada na pesquisa configura-se como qualitativa e tem como base o levantamento bibliográfico de autores e documentos que abordam o tema. A pesquisa empírica foi desenvolvida, por meio de observação e entrevistas almejando identificar dados da realidade vivenciada no Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de Inhumas. As reflexões advindas desse trabalho apontam para a necessidade de se pensar uma nova perspectiva de comportamento social-educativo e de práticas pedagógicas que valorizem a alteridade. 

Biografia do Autor

  • BYANCA TELES DA SILVA, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do quinto período de pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Inhumas. Bolsista do CNPq de Iniciação Científica.

Referências

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL