GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DOCENTE

Autores

  • Márcio Evaristo Beltrão Universidade Federal de Mato Grosso
  • Solange Maria de Barros Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Formação de Professores, Diversidade, Gênero e Sexualidade.

Resumo

Dentre as variadas concepções de formação de professoras/es, observa-se que a crítico-reflexiva se apresenta como uma das mais coerentes com a atual conjuntura sócio-política, pois contribui para um pensamento docente preocupado não apenas com o processo de ensino e aprendizagem, mas também com as práticas sociais que podem legitimar discursos e ações que levam grupos historicamente marginalizados à dor, sofrimento e exclusão. Considerada um recorte social, o ambiente escolar propicia que os alunos desenvolvam posturas críticas, ativas e cidadãs, entretanto, é necessário que a/o própria/o docente possua esse perfil. Os estudos queer podem contribuir para que essa formação crítico-reflexiva ocorra efetivamente, pois abordam o processo de (des)construção de discursos e posturas naturalizadas e preconceituosas à pessoas LGBT. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva refletir sobre a importância de práticas docentes voltadas para questões que envolvam gênero e sexualidade, por meio de uma revisão bibliográfica de construtos teóricos de autores como Louro (2001), Contreras (2002) e Miskolci (2012). Os resultados apontam que o currículo escolar pode ser um importante instrumento de realizar efetivamente uma prática pedagógica queer e crítico-reflexiva, preocupada em incluir conteúdos, textos e pesquisas que possibilitem que discussões acerca de assuntos que, muitas vezes, não possuem o devido espaço na matriz curricular, como gênero, sexualidade e LGBTfobia. Além disso, o processo formativo crítico-docente queer não se limita apenas a possibilitar à/ao docente reflexões sobre como práticas preconceituosas contra pessoas que fogem da norma heterossexual são mantidas, legitimadas e naturalizadas, mas também, compreender a importância de seu papel de agente social na desconstrução de tais ações opressoras. 

Biografia do Autor

  • Márcio Evaristo Beltrão, Universidade Federal de Mato Grosso
    Doutorando em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT), sob orientação da Profa. Dra. Solange Maria de Barros. É mestre em Estudos de Linguagem - Área de concentração: Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Mato Grosso. É especialista em Linguística Aplicada: Ensino de Línguas, pela Faculdade Araguaia de Goiânia-GO (2013) e em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura de Goiânia-GO (2012). Possui graduação em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara (2008) e em Letras Espanhol pela UAB/PARFOR/UFMT, Campus de Rondonópolis-MT (2014). Participa do grupo de pesquisa vinculado ao CNPq Formação crítica de educadores de línguas, análise crítica do discurso e realismo crítico. Atualmente, é professor efetivo de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: Formação crítica de professores/as de línguas estrangeiras; Gênero e Sexualidade no ensino de LE; Análise Crítica do Discurso.
  • Solange Maria de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso
    Solange M. Barros assinava Solange M. B. Papa até 2008. Pós-doutorado no Instituto de Educação - IOE (Universidade de Londres), sob a supervisão de Roy Bhaskar (2012-2013). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005). Fez estudos doutorais livres na Universidade de Lancaster (Inglaterra), sob a supervisão de Norman Fairclough (2002-2003). Docente aposentada da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Entre suas publicações estão os livros: Realismo crítico e emancipação humana: contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso (Barros, S. M. Pontes Editora, 2015); Formação crítica de educadores de línguas: desejos e possibilidades (Barros, S. M. & Assis-Peterson, A.A. Pedro & João Editores: São Carlos, 2010); Prática pedagógica emancipatória: o professor reflexivo em processo de mudança (Papa, S. M. B. Pedro & João Editores: São Carlos, 2008). Atua como pesquisadora na área de formação crítica de professores, análise crítica do discurso e realismo crítico. É membro do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (CNPq), da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED), da Rede Latinoamericana de Análise de Discurso da Pobreza Extrema (REDLAD). Membro do Conselho Consultivo da Revista Cadernos de Linguagem e Sociedade (Papers on Language in Society), do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/UnB). Presidente do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), biênio (2012-2014). Membro do conselho editorial do International Journal of Humanities and Cultural Studies (IJHCS).

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO