A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: uma relação dialética, histórica e curricular
Palavras-chave:
Formação de professores. Extensão Universitária. Assistencialismo. Prestação de Serviços. Concepção acadêmica.Resumo
Esse artigo é reflexo de uma investigação de doutorado em educação sobre a formação docente, delimitando-se na formação da(o) pedagoga(o), da Universidade Estadual de Goiás - UEG, em projetos de extensão universitária, em andamento, em 2018. O problema norteador da pesquisa é “Quais as perspectivas e os limites da extensão universitária como possibilidade de atividade práxis crítico-emancipadora, na formação de professores, do Curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Goiás?”. O objetivo geral é analisar as perspectivas e os limites da extensão universitária como possibilidade de atividade práxis crítico-emancipadora na formação de professores do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás. Os objetivos específicos foram: * apresentar os limites e as possibilidades da formação docente pela extensão universitária, nos trabalhos encontrados pelo Estado da Arte; * discutir a concepção de universidade brasileira apresentando os marcos legais do curso de Pedagogia no Brasil e sua influência na formação docente; * historicizar a extensão universitária brasileira e na UEG; * historicizar o curso de Pedagogia na UEG; * relatar as ações de extensão universitária, em andamento, pelo curso de Pedagogia, dos 14 Câmpus da UEG, em 2018; * analisar as referidas ações extensionistas. É uma pesquisa quanti-qualitativa, bibliográfica, documental e estudo de caso institucional, com corpus teórico em Marx (1979, 1987), Kosik (1976) Gramsci (1979, 2010), Saviani (2000, 2007), Curado Silva (2011, 2015), Forproext (2012), Botomé (1996), Reis (1989), Jezine (2002) e outros. No corpus empírico será analisado o currículo do curso de Pedagogia, os documentos institucionais da UEG e os projetos de extensão, as observações não participantes e as entrevistas semi-estruturada com os acadêmicos e coordenadores de projetos. Esse artigo permite, pela gestação da pesquisa, apresentar uma breve revisão bibliográfica sobre a historicidade, a legalização e as concepções da extensão universitária no Brasil as quais influenciam na formação de professores.
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