A INFLUÊNCIA DOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Ludmilla Rodrigues de Souza Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Maria Margarete Pozzobon

Palavras-chave:

Professor Pesquisador. Estágio Supervisionado. Professor reflexivo.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de conclusão de curso, em andamento, cujo objetivo geral é refletir sobre as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação do professor de Língua Portuguesa iniciante. Os objetivos específicos são: caracterizar paradigmas sócio-educacionais e analisar as transformações ocorridas ao longo do tempo para entender sua trajetória e influência na prática pedagógica e seus reflexos na ação docente, discutir o papel da pesquisa e da reflexão na formação e na prática docente, e apontar as concepções de estágio, destacando a que o propõe como uma atitude investigativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Pimenta (2004, 2005, 2006), André (2001), Leão (1999), bem como na legislação que regulamenta o Estágio do curso de Letras. Como resultados parciais da pesquisa, compreendeu-se que os paradigmas da ciência influenciam todas as áreas do conhecimento, repercutindo na formação de professores e na prática pedagógica. Percebeu-se que, embora seja evidente a complexidade da relação entre ensino e pesquisa na formação e na prática do professor, é importante formar o professor pesquisador, aquele que produz conhecimento sobre sua própria prática, além de reconhecer que as práticas da investigação contribuem para o desenvolvimento profissional. Verificou-se, ainda, a relevância de o professor fazer o uso de uma prática reflexiva, desde o curso de formação inicial, desenvolvendo uma atitude investigativa, detectando problemas e, a partir de fundamentação teórica, buscar soluções para responder aos desafios da prática. Por fim, considerou-se que o estágio do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás, campus Inhumas, da forma como está estruturado, possibilita experiências que contribuem para a formação do futuro professor de Língua Portuguesa, mostrando que o trabalho docente exige questionamentos constantes e a busca de soluções criativas para os problemas.

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 7 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO