A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: análises e reflexões interpostas pelo estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Ana Cláudia Gomes Rodrigues Universidade Estadual de Goiás
  • Francielly Ferreira Gonçalves Universidade Estadual de Goiás
  • Carla Salomé Margarida de Souza Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Gestão democrática. Projeto político pedagógico.

Resumo

Pesquisas apontam que um dos maiores desafios para a escola ainda refere-se à gestão democrática do projeto político pedagógico em todas as suas fases. As escolas ainda estão invariavelmente destituídas de espaço coletivo e democrático em sua organização. Percebe-se que as escolas necessitam mudar sua organização de trabalho, seu espaço de ação para a construção de um Projeto Político Pedagógico - PPP de fato e de direito coletivo. O presente artigo visa discutir a gestão democrática do projeto político-pedagógico, mediante análises e reflexões interpostas pelo estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental.  É resultado de uma pesquisa bibliográfica na concepção teórica de autores como: Veiga (2002), Nogueira (2009), Caria (2011), Santos (2014), entre outros. É resultado de uma pesquisa bibliográfica associada a uma pesquisa empírica realizada em uma das escolas públicas do município de Inhumas- Goiás, por meio de entrevista com a equipe gestora da escola, com o objetivo de analisar e refletir sobre como os procedimentos e medidas adotadas pela escola para articular a gestão democrática do projeto político pedagógico. A pesquisa foi pautada na seguinte problemática: Como as escolas poderiam se articular de forma a garantir o inter-relacionamento efetivo do PPP na gestão democrática? 

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 7 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO