O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Escola de tempo integral. Trabalho pedagógico. Estágio.Resumo
Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência sobre a primeira fase do Estágio Supervisionado em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizado em uma escola pública de ensino fundamental, durante o curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. Tem como finalidade, analisar a importância das primeiras experiências vividas no estágio, para a formação de futuros professores, no tocante à temática “O trabalho pedagógico na escola de tempo integral”. A partir do entendimento do estágio como um momento de fundamental importância na formação do professor e a partir dos pressupostos teóricos de alguns autores de referência na temática a ser discutida, tais como, Pimenta (2012), Brasil (2009), Cardoso (2016), Coelho (2008), Nunes (2013), Lemos (2012) dentre outros, tem como objetivo apresentar algumas reflexões realizadas com base nos primeiros momentos de inserção e de observação da escola, em seu contexto geral e da prática pedagógica em sala de aula. Como primeiros resultados, ressalta-se que o estágio nessa primeira fase de observação, oportunizou momentos de conhecimento sobre essa modalidade de ensino, que é a escola de tempo integral, uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões, intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais, tendo a finalidade oferecer melhores condições e oportunidades de aprendizagem aos educandos. Sendo possível constatar que a mesma, cria condições de maior convivência entre os alunos, oportunizando maiores atitudes humanas.
Referências
BRASIL. Educação integral: texto referência para o debate nacional. - Brasília: Mec, Secad, 2009.
CARDOSO, Maria Estela Gonçalves. Escola de Tempo Integral: Possibilidades e dificuldades no Ensino de História- um estudo de caso. (Itumbiara-Go 2007-2013) [manuscrito]. 2016.
GONÇALVES, C. L. e PIMENTA, S. G. Revendo o ensino de 2º Grau, propondo a formação do professor. São Paulo: Cortez, 1990.
LEMOS, Ruth Willna Ferreira de. Escola de tempo integral: um estudo da dimensão subjetiva com pais e alunos. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
LIMA, Maria do Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio/ prática de ensino na Formação de Professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, Jan./abr. 2008.
MOTA, Silvia Maria Coelho. Escola de Tempo integral: da concepção à prática. 2008. 292 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
NUNES, Gilda A