FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Autores

  • Natalia do Amaral Borges Universidade Estadual de Goiás
  • Carla Salomé Margarida de Souza Mestranda pelo programa de Pós-graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG),Especialista em Docência Universitária pela FAGO/GO (2005), especialista em Educação para a Diversidade e Cidadania pela Faculdade de Direito, PDH da UFG/GO (2012) e especialista em LIBRAS pela Faculdade Delta(2013). Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas

Palavras-chave:

Formação Docente. Educação Inclusiva e Especial. Desafios e Possibilidades.

Resumo

O presente artigo é resultado de estudos iniciais para elaboração do trabalho de curso (TC) de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Inhumas. Tem como objetivo contextualizar a Formação Docente, no que diz respeito ao trabalho com a Educação Especial e Inclusiva no âmbito da legislação e das atuais políticas educacionais. Conceituaremos o trabalho do professor diante da diversidade, da educação inclusiva e especial, as legislações que defendem e asseguram a possibilidade de acesso aos alunos que possuem algum tipo de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, além daqueles que são excluídos ou impedidos te terem acesso à educação no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico dos principais autores e legislações que tratam o tema, como Borges (2013), Brasil (2010), Figueiredo (2011), Goffredo (2009), Mantoan (2011), Reis (2006), entre outros. A formação docente voltada para o trabalho com a educação especial possui algumas lacunas que impedem o desenvolvimento eficaz de metodologias com alunos que necessitam do Atendimento Educacional Especializado. As legislações, são fatores primordiais para concretizar um trabalho eficiente, porém não são suficientes, pois existem vários desafios que dificultam o trabalho efetivo, como a formação de professores, falta de recursos, estrutura inadequadas, etc. Contudo, existem possibilidades que podem ser trabalhadas para melhorarem ou amenizarem as barreiras no trabalho com a educação especial, com o objetivo de facilitar o acesso e permanência dos alunos na escola.

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL