O RACISMO NO FUTEBOL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A DIVERSIDADE ENTRA EM CAMPO

Autores

  • Marcos Vinícius Guimarães de Paula Secretaria Municipal de Educação de Anápolis-GO
  • Lucimara Cristina Borges da Silva Secretaria Municipal de Educação de Anápolis -GO

Palavras-chave:

Racismo. Futebol. Educação Física Escolar. Diversidade.

Resumo

O texto a seguir discute sobre o racismo no futebol como conteúdo da disciplina de Educação Física objetivando contribuir para a valorização da diversidade e a desconstrução do preconceito. É relatada uma experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Educação Física com duas turmas de sexto ano e duas turmas de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de Anápolis, Goiás. Durante as aulas foi discutida a origem do futebol brasileiro, destacando que os negros eram proibidos de participar dos times de futebol, além da contextualização do racismo no futebol no tempo presente. Na ação pedagógica em destaque, os alunos dos sextos anos elaboraram poesias para combater o racismo no futebol e os alunos dos oitavos anos criaram campanhas publicitárias de conscientização sobre a temática em debate fazendo uso das tecnologias da informação e da comunicação. Em relação ao referencial teórico, o texto se apóia em Freire (1998, 2014, 2016) para pensar a respeito da importância da educação escolar como ato político de contribuição social, bem como da possibilidade de mudar os rumos da história. Além disso, as reflexões de Fleuri (1999) e de outros autores foram essenciais para problematizar uma educação para a cidadania que celebra a condição da diferença humana. Desse modo, avalia-se que essa intervenção pedagógica colaborou para despertar as consciências dos educandos em relação à intolerância presente nos campos de futebol, fazendo-os repensar suas ações como sujeitos históricos, inacabados e em processo constante de (trans)formação. Assim sendo, esse trabalho vislumbra e defende uma Educação Física Escolar crítica e humanizadora.

Biografia do Autor

  • Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis-GO

    Licenciatura em Educação Física- ESEFFEGO/UEG

    Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias/ UEG

  • Lucimara Cristina Borges da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis -GO

    Pedagoga - UEG

    Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologias - UEG

Referências

ALVES, Maria Dolores Fortes. Psicopedagogia e transdisciplinaridade: a sabedoria da diversidade. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural no Brasil: a perspectiva epistemológica da complexidade. Revista Brasileira de Est. Pedag., Brasília, v. 80, n. 195, p. 277-289, maio/ago. 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8ªed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

_____. Política e educação. FREIRE, Ana Maria de Araújo. (orgs.). 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

_____. Pedagogia da solidariedade. FREIRE, Ana Maria de Araújo; OLIVEIRA, Walter Ferreira de. (orgs.). 2a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FURTADO, Júlio. Docência e alteridade. Congresso de Educação Básica: aprendizagem e currículo: COEB, 2012.

SUANNO, João Henrique Suanno. Ecoformação, transdisciplinaridade e criatividade: a escola e a formação do cidadão do século XXI. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL