AS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DA INCLUSÃO ESCOLAR
Resumo
O presente artigo aborda a questão do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramentas facilitadoras do processo de inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais nos ambientes educacionais. Se utilizadas adequadamente como recursos pedagógicos, as Tecnologias de Informação e Comunicação podem auxiliar na superação das dificuldades encontradas por esses alunos e, consequentemente, promover a inclusão escolar. Ao serem utilizadas como recursos pedagógicos, essas tecnologias assumem papel relevante e promovem um novo sentido à inclusão no espaço escolar colaborando de forma relevante para o desenvolvimento de uma educação mais equitativa que ofereça as mesmas oportunidades de aprendizagem a todos os alunos. Assim, a proposta desse estudo gira em torno da reflexão sobre o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumentos estimuladores das habilidades e competências dos alunos com Necessidades Educativas Especiais a medida que podem promover diferentes formas de percepção. Diante dessa possibilidade pedagógica, faz-se necessário compreender o papel do professor no contexto de ensino e aprendizagem voltado para a inclusão e as possíveis contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramentas de auxílio na apropriação de novos saberes e no desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais. Desse modo, a busca por uma educação significativa para todos e que acolha a diversidade existente no contexto escolar constitui o foco desse trabalho. Haja vista que a educação nesses moldes respeita os diversos ritmos de aprendizagem e se apropria de recursos e metodologias diversificadas com o objetivo de atender as especificidades de cada um dos alunos.