A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Paulo Roberto Miranda Veras Universidade Estadual de Goiás
  • Raimundo Márcio Mota de Castro

Palavras-chave:

Autismo. Inclusão. Educação inclusiva. Pessoas com deficiência.

Resumo

O autismo tornou-se foco de pesquisas mais atuais, por ser um distúrbio do desenvolvimento que acompanha o indivíduo durante toda a vida. Seus sintomas estão associados à comunicação, comportamento e interação social e podem ser observados no início da infância. Dessa forma percebe-se as dificuldades da família, da escola e das demais pessoas que interagem com uma criança autista, sendo necessário que se tenha uma abordagem adequada e eficiente, para que a criança consiga se desenvolver durante sua vida escolar e social. No contexto educacional a inclusão de pessoas com deficiências passou por controvérsias e amplas discussões, levando a reflexão sobre novas possibilidades dentro do processo de ensino e aprendizagem. Assim, o tema da educação inclusiva de alunos autistas passou a despertar questionamentos principalmente pela transformação de todo o sistema educacional excludente que prevaleceu por muitas décadas, para um sistema inclusivo. O objetivo é analisar o contexto em que a educação inclusiva dos alunos com autismo se encontra e compreender suas características e a importância do olhar especializado aos portadores dessa necessidade especial dentro do processo de ensino-aprendizagem nos ambientes escolares. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica com base nos seguintes autores: Gadia et al. (2004), Mello (2004), Klin (2006), Ortega (2008), Marinho e Merkle (2009) e Galvão Filho (2012).  Os avanços nas pesquisas sobre a educação especial inclusiva, são importantes para desenvolver nas crianças especiais uma aprendizagem que ainda não foi alcançada. Nesse sentido a inclusão do aluno no contexto escolar é importante para promover a interação com os colegas e desenvolver suas habilidades, transformando suas necessidades em igualdade.

Biografia do Autor

  • Paulo Roberto Miranda Veras, Universidade Estadual de Goiás
    Bacharel, Graduado, com Licenciatura em Psicologia pela PUCGoiás, Pedagogo pela Faculdade Paulista São José, Aluno regular do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - PPG-IELT, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, Estado de Goiás. pauloveras@outlook.com

Referências

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL