A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
Autismo. Inclusão. Educação inclusiva. Pessoas com deficiência.Resumo
O autismo tornou-se foco de pesquisas mais atuais, por ser um distúrbio do desenvolvimento que acompanha o indivíduo durante toda a vida. Seus sintomas estão associados à comunicação, comportamento e interação social e podem ser observados no início da infância. Dessa forma percebe-se as dificuldades da família, da escola e das demais pessoas que interagem com uma criança autista, sendo necessário que se tenha uma abordagem adequada e eficiente, para que a criança consiga se desenvolver durante sua vida escolar e social. No contexto educacional a inclusão de pessoas com deficiências passou por controvérsias e amplas discussões, levando a reflexão sobre novas possibilidades dentro do processo de ensino e aprendizagem. Assim, o tema da educação inclusiva de alunos autistas passou a despertar questionamentos principalmente pela transformação de todo o sistema educacional excludente que prevaleceu por muitas décadas, para um sistema inclusivo. O objetivo é analisar o contexto em que a educação inclusiva dos alunos com autismo se encontra e compreender suas características e a importância do olhar especializado aos portadores dessa necessidade especial dentro do processo de ensino-aprendizagem nos ambientes escolares. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica com base nos seguintes autores: Gadia et al. (2004), Mello (2004), Klin (2006), Ortega (2008), Marinho e Merkle (2009) e Galvão Filho (2012). Os avanços nas pesquisas sobre a educação especial inclusiva, são importantes para desenvolver nas crianças especiais uma aprendizagem que ainda não foi alcançada. Nesse sentido a inclusão do aluno no contexto escolar é importante para promover a interação com os colegas e desenvolver suas habilidades, transformando suas necessidades em igualdade.
Referências
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