O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Semirregência, Língua Portuguesa, Ensino Médio, Formação DocenteResumo
O estágio supervisionado é essencial para a construção pessoal e à qualificação profissional. Compreende-se que por meio dele, estabelece-se relações sociais efetuando o exercício da solidariedade, do respeito, da inclusão, do ensino-aprendizagem e do trabalho. Nesse sentido, este artigo tem como objetivos: refletir e relatar alguns elementos apreendidos no período de semirregência em uma Escola Estadual de Inhumas, tendo como cerne os 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio. Assim, enquanto se tece os apontamentos sobre o que será analisado em sala, abrir-se-á espaço para a reflexão e estudos de teóricos nos quais poder-se-á fundamentar a prática, enquanto professores regentes, expondo, inclusive, novas sugestões. Os elementos são: a infraestrutura, o uso do livro didático, como a escola tem lidado com o ensino e com os alunos, objetivando a emancipação da pessoa, a promoção da inclusão e da diversidade (VILELA, 2007), (OLIVEIRA, [2016?]), (STIVAL e FORTUNATO, [2016?]), o uso dos gêneros textuais (SANTOS, 2011), (OLIVEIRA, 2010), a prática de leitura em sala (MARTINS, 2007), o ensino da literatura (MARTINS I, 2006); o estímulo à produção textual (ANTUNES, 2006, 2010), (MATTOS, 2003), (BUNZEN, 2006); de que forma a gramática é trabalhada (TRAVAGLIA, 2006); as formas de avaliação (LUCKESI, 2011), o Aprender +, etc. Conclui-se, ressaltando que nessa primeira etapa do estágio, é possível conhecer a realidade escolar, levantar propostas das quais se poderá utilizar na docência, com vistas a contribuir de maneira eficaz com a escola, com a sala de aula e com os alunos, a fim de que eles sejam participantes ativos na justa transformação da sociedade.
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