O MOVIMENTO E A INTERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA POR MEIO DE BRINCADEIRAS

Autores

  • Luzia Xavier de Oliveira Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Itaberaí
  • Andressa Nayara Barros Correa Freitas Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Itaberaí

Palavras-chave:

Criança. Movimento. Interação. Brincar.

Resumo

É perceptível o quanto as potencialidades/possibilidades de cada indivíduo podem ser estimuladas ao movimentar-se, tanto corpo quanto mente. A criança é um ser em formação e apta a evoluir de maneira surpreendente, desenvolvendo suas habilidades de espaço, tempo, lateralidade, psicomotricidade e afetividade. O movimento, além de proporcionar desenvolvimento físico e emocional, é capaz de transformar a si e ao meio que faz parte, explorando as habilidades corporais das crianças a partir da atividade física, visando um trabalho que movimente seus membros superiores, inferiores, tronco e o cognitivo, através de dinâmicas variadas, prazerosas, e planejadas de acordo com a faixa etária que as crianças se encontram.  Este projeto objetiva o estímulo do interesse pelo movimento, possibilitando melhor desenvolvimento psicológico, motor e social, proporcionando a interação com os colegas durante as dinâmicas e brincadeiras, a autonomia ao se posicionar diante das atividades, a criatividade e expressividade ao adotar estratégias de jogo e a interação com as demais pessoas envolvidas no processo de ensino/aprendizagem ao participar do que for proposto pelo mediador. E para embasar a referente pesquisa, está em desenvolvimento uma pesquisa de campo com crianças de 10 anos de idade a fim de perceber o nível de disponibilidade e interesse das crianças em movimentar-se. Para tanto, serão instigadas a se lançarem a desafios prazerosos com propósito de aquisição de conhecimento mediado por dinâmicas e brincadeiras antigas e da atualidade, atrativas e alegres estimulando as crianças a se jogarem no projeto que lhes será oferecido.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Esporte. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol.3. Brasília: MECSEF, 1998.

BRASIL. Lei n° 9.394. Presidência da República. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Estatuto da criança e do Adolescente, Câmera dos Deputados, Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990- ECA. Brasília, DF.

KUNZ, Elenor. Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. 2. ed. Ampl. –Ijuí: Ed. Unijuí, 2017. – 144p. – (Coleção educação física)

MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. 1 ed. Editora Vozes. Petrópolis-RJ, 2003.

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. Corpo em movimento na educação infantil. 1. Ed. – São Paulo: Telos, 2012. – (coleção educação física)

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 5 - EDUCAÇÃO INFANTIL