A FORMAÇÃO OMNILATERAL E EMANCIPADORA: uma reflexão a partir do projeto de extensão FORM-AÇÃO

Autores

  • Natalia Ribeiro
  • Andréa Kochhann Universidade Estadual de Goiás
  • Thays Oliveira Fernandes Universidade Estadual de Goiás
  • Mateus Henrique Marques Universidade Estadual de Goiás
  • Amanda Priscila Moura Guimarães Universidade Estadual de Goiás
  • Thalia Mendes Lima Universidade Estadual de Goiás
  • Andressa da Silva Marques Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Formação Inicial e Continuada, Extensão Universitária, Omnilateralidade.

Resumo

Este artigo é resultado do primeiro encontro do projeto de extensão intitulado FORM-AÇÃO: Formação continuada para professores da Educação Básica, que é associado ao GEFOPI- Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade da UEG, com parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos. O Form-Ação objetiva agregar conhecimentos para a formação inicial de alunos dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras da UEG e a formação continuada dos professores de 4º e 5º anos da rede, tendo áreas comuns e afins de Língua Portuguesa e Matemática. O projeto conta com encontros presenciais mensal e atividades vinculadas as redes sociais WhatsApp e Facebook. O primeiro encontro teve como tema A FORMAÇÃO OMNILATERAL E EMANCIPADORA: diálogos fecundos trazendo reflexões sobre a discussão da relação entre a categoria de formação omnilateral de Marx e de que forma os professores estão usando essa teoria como prática pedagógica em sala de aula. A omnilateralidade é a formação do homem integral e para isso são imprescindiveis ações que fomentem o pensamento dos alunos para que se tornem críticos. O embasamento teorico principalmente em Marx (2005) e Gramsci (2010). Após as discussões teóricas para fundamentar e ilustrar situações recorrentes em sala de aula, foram propostas duas atividades visando o uso das redes sociais. Para o WhatsApp‘‘ O que fazer em sala de aula para a formação omnilateral e emancipadora?‘‘ e para o Facebook ‘‘O que é omnilateralidade?‘‘, para responder a pergunta do Facebook os alunos deveriam usar a criatividade e fotos.

Referências

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO