RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA SENSIBILIDADE DO OLHAR E DO OUVIR DO DOCENTE DIANTE DA DIVERSIDADE DENTRO DA SALA DE AULA

Autores

  • Mônica Liliane dos Santos Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina
  • Maria Erilânde Ferreira de Souza

Palavras-chave:

Diversidade

Resumo

Nessa trabalho, propomos compartilhar um relato de uma experiência vivenciada por duas professoras que atuam na rede municipal e estadual de educação (em Inhumas- GO) em diferentes níveis de educação. Esse trabalho se propõe a discutir quais os desdobramentos da formação continuada das professoras podem ser percebidos em suas práticas docentes em sala de aula. Além disso, buscamos compreender de que forma as professoras em formação continuada buscam trabalhar diversidade e a inclusão dos alunos na escola em suas salas de aula. Para tanto, o referencial teórico se apoia em estudos que tratam de classe social, exclusão, inclusão e escola (bell hooks, 2013) e alteridade, multiculturismo e educação (CANEN, 2001, 2007; FURTADO, 2012; REIS, 2016; SKLIAR, 2003). O material empírico gerado para a análise dos dados foram os seguintes: narrativa docente (TELLES, 2012; MORAES, 2014; ALENCAR, 2014) e relatos após as aulas de ambas as professoras. Os resultados parciais apontam dois aspectos: 1) revelam a percepção e sensibilização das professoras no olhar e ouvir os alunos diante de suas necessidades, e; 2) a importância da interação e aproximação professor e aluno no processo ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Mônica Liliane dos Santos, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina
    Graduada em Geografia pela UEG - CÂmpus Cora Coralina, Especialista em Educação Ambiental pela IBPEX. Professora de Geografia da rede estadual de educação

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL