FORMAÇÃO DOCENTE: AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR INICIANTE DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Ludmilla Rodrigues de Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Margarete Pozzobon

Resumo

A pesquisa discute a formação docente do professor iniciante do Ensino Fundamental e investiga quais as contribuições do Estágio Supervisionado para essa formação. Como objetivos específicos estabelecemos: analisar as concepções teóricas de formação docente; discutir os saberes necessários para a atuação do Professor de Língua Portuguesa em sala de aula de Ensino Fundamental e analisar como os estagiários percebem as contribuições do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa para a formação do professor iniciante. Realizamos pesquisa bibliográfica, no intuito de apreender os conceitos e concepções de formação docente e de estágio fundamentadas, sobretudo, em Pimenta e Lima (2004, 2005/2006) e Pimenta (2005, 2012). Também realizamos pesquisa qualitativa, fazendo uso do instrumento questionário para coletar dados sobre a percepção dos estagiários quanto à contribuição do Estágio Supervisionado para a formação docente. Como resultados, destacamos a percepção de que o estágio é um momento de ensino-aprendizagem do fazer pedagógico, que possibilita desenvolver habilidades reflexivas, a partir da apropriação da realidade educacional, e conhecimentos relacionados à teoria, visando à ação-reflexão-ação. Todavia, não se forma um professor que desenvolva uma prática investigativa se sua formação não priorizou a investigação a partir da análise e da reflexão. A formação do professor pesquisador/reflexivo possibilita que os futuros professores compreendam a complexidade das práticas e das ações dos profissionais, como alternativa no preparo para a inserção profissional. Assim, o estágio pode/deve representar a superação da dicotomia teoria e prática, transformando-o em pesquisa teórica e prática. Conforme ratificado pelos estagiários, o estágio mostrou a importância da pesquisa para a formação e prática docente

Palavras Chave: Formação docente. Estágio Supervisionado. Saberes Docentes.  

 

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 7 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO