CÍRCULOS FORMATIVOS – UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: uma discussão a partir de um projeto de extensão
Palavras-chave:
Formação de Professores. Círculos Formativos. Extensão Universitária.Resumo
O propósito deste artigo é apresentar o projeto de extensão Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos – GEPFAPe numa escola da rede pública de ensino do Distrito Federal– DF. A problemática que nos orienta trata-se de possibilidade de articular os espaços da escola e universidade como integradores para uma formação emancipadora. Assim, o artigo tem como objetivo discutir a formação inicial e continuada tendo como premissa compreender os desafios e motivações do início da carreira docente, pois envolver os professores iniciantes/ingressantes eos graduandos que trabalham e organizam os encontros, colocando-os em contato direto com a realidade profissional que almejam. A perspectiva de formação inicial e continuada desenvolvida simultaneamente refere-se a compreensão que na formação de professores há diferentes espaços formativos e a escola é um desses espaços junto com a universidade pública em que podem possibilitar a práxis na relação professores e estudantes.A partir disso, a discussão se baseará nas concepções de extensão apoiado na base teórica de Reis (1996) e na extensão como um princípio de aprendizagem em Síveres (2008). As considerações apontam que a extensão numa concepção processual orgânica tem possibilidades de colaborar com formação inicial e continuada de professores aproximando escola e universidade e colocando em pauta temáticas do trabalho docente que informa e formam professores e estudantes promovendo na unidade teoria e prática, a práxis.
Referências
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