O SABER FAZER COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA INTERFACE COM A PESQUISA ANTROPOLÓGICA
Palavras-chave:
Antropologia. Pedagogia. Saber fazer. Ofício. Lavadeiras.Resumo
Resumo
Esse artigo é resultado de uma experiência de campo realizada na cidade de Goiás em dezembro de 2017. O objetivo é investigar como alguns episódios observados e registrados da vida social daquela comunidade estiveram pautados num modus operandi dos saberes e fazeres como prática pedagógica. Prática que não limita o conceito de pedagógico ao sentido acadêmico. Para tanto, a metodologia pautou-se pela oralidade do saber-fazer das ex-lavadeiras da cidade de Goiás. É na dimensão do sensível da vida social que experiências humanas materializam e transbordam sentidos, por isso, ampliar o entendimento científico dos saberes fazeres como aporte da antropologia, não restringe o conceito de pedagógico à mera ideia de transferência de experiências, por isso o resultado esperado nessa pesquisa é a publicação em revista dessas impressões mediadas por interfaces das ciências da pedagogia e da antropologia cujo entendimento das dinâmicas operadas no aprendizado do saber fazer, inscreve o humano na dimensão de sua grandeza ontológica.
Palavras-chave: Antropologia. Pedagogia. Saber fazer. Ofício. Lavadeiras.
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