PROJETO PEDAGÓGICO “POEMAS EM FESTA”: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO TRABALHO CONCRETO

Autores

  • Maria Cecília Silva de Amorim Secretaria Municipal de Educação de Luziânia Universidade Federal do Goiás
  • Fernanda Maria de Castro Dutra Universidade Estadual do Goiás
  • Naiane Silva Prazer Universidade Estadual de Goiás
  • Ana Caroline Martins de Sousa Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Formação de Professores. Projeto Pedagógico. Trabalho concreto

Resumo

 Este artigo tem como finalidade apresentar um relato de experiência de uma atividade pedagógica vinculada ao trabalho de ensino, pesquisa e extensão universitária de um grupo de acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - UEG no chão da escola. As acadêmicas utilizaram do espaço da escola, numa turma de 2º ano de alfabetização para analisar a atuação dos pais na escola. A metodologia de trabalho foi a pesquisa-ação. A problemática de uma escola do município era de trazer os pais até a escola para participarem, desse modo a iniciativa da professora do 2º ano foi de elaborar um projeto que levasse em conta o processo de aquisição da leitura e da escrita e a formação das acadêmicas que também integram o grupo de estudos GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade ativo na UEG. O Projeto de leitura “Poemas em festa” teve como objetivo principal valorizar a participação dos pais no processo de alfabetização e oportunizar integração das acadêmicas à rotina dos alunos na preparação do projeto. Desta forma, a base teórica que fundamenta este estudo no campo da didática, do letramento e formação de professores concentra-se em autores como Freire (1999), Soares (2012), Ferreira (2014) dentre outros. A experiência certamente contribuiu para a formação inicial de acadêmicas, futuras pedagogas bem como acrescentou à vida acadêmica de crianças em fase de alfabetização.


Palavras-chave: Formação de professores. Projeto Pedagógico. Trabalho concreto.


Biografia do Autor

  • Maria Cecília Silva de Amorim, Secretaria Municipal de Educação de Luziânia Universidade Federal do Goiás
    Pedagoga e especialista em Psicopedagogia pela UEG, especializanda  em Arte-Educação Intermidiática Digital pela UFG, membro do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, professora da rede municipal de Luziânia (SMEL).
  • Fernanda Maria de Castro Dutra, Universidade Estadual do Goiás
    Acadêmica de Pedagogia Câmpus Luziânia; membro do GEFOPI
  • Naiane Silva Prazer, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica de Pedagogia Câmpus Luziânia; membro do GEFOPI.
  • Ana Caroline Martins de Sousa, Universidade Estadual de Goiás

    Acadêmica de Pedagogia Câmpus Luziânia; membro do GEFOPI.

Referências

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO