PROJETO PEDAGÓGICO “POEMAS EM FESTA”: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DO TRABALHO CONCRETO
Palavras-chave:
Formação de Professores. Projeto Pedagógico. Trabalho concretoResumo
Este artigo tem como finalidade apresentar um relato de experiência de uma atividade pedagógica vinculada ao trabalho de ensino, pesquisa e extensão universitária de um grupo de acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - UEG no chão da escola. As acadêmicas utilizaram do espaço da escola, numa turma de 2º ano de alfabetização para analisar a atuação dos pais na escola. A metodologia de trabalho foi a pesquisa-ação. A problemática de uma escola do município era de trazer os pais até a escola para participarem, desse modo a iniciativa da professora do 2º ano foi de elaborar um projeto que levasse em conta o processo de aquisição da leitura e da escrita e a formação das acadêmicas que também integram o grupo de estudos GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade ativo na UEG. O Projeto de leitura “Poemas em festa” teve como objetivo principal valorizar a participação dos pais no processo de alfabetização e oportunizar integração das acadêmicas à rotina dos alunos na preparação do projeto. Desta forma, a base teórica que fundamenta este estudo no campo da didática, do letramento e formação de professores concentra-se em autores como Freire (1999), Soares (2012), Ferreira (2014) dentre outros. A experiência certamente contribuiu para a formação inicial de acadêmicas, futuras pedagogas bem como acrescentou à vida acadêmica de crianças em fase de alfabetização.
Palavras-chave: Formação de professores. Projeto Pedagógico. Trabalho concreto.
Referências
BASSEDAS, Eulália, HUGUET, Teresa e SOLÉ, Isabel; trad. Cristina Maria de Oliveira. Aprender e Ensinar na Educação Infantil: Desenvolvimento e aprendizagem na etapa de 0 a 6 anos. POA: Artes Médicas Sul, 1999
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O trabalho com gêneros textuais na sala de aula: ano 02, unidade 5 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2012.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; SILVA, Ceris Salete Ribas da. A organização do trabalho de alfabetização na escola e na sala de aula. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JEZINE, Edineide Mesquita. As práticas curriculares e a extensão universitária. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte, 12 a 15 de setembro de 2004. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf . Acesso em 13 de set de 2017.
LEITE, Lúcia Helena A. Pedagogia dos projetos: intervenção no presente. Revista Presença Pedagógica, v. 2, no 8, março/abril de 1996. pág. 24-33
MEDIANO, Z. D. A formação em serviço de professores através de oficinas pedagógicas. In: OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Algumas ideias força e pontos de tensão relacional e, didática, currículo e formação de professores. In: LIB NEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria (Org.). Qualidade da escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: Ceped Publicações; Gráfica e Editora América; Kelps, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido. Políticas públicas, diretrizes e necessidades da educação básica e formação de professores. In: LIB NEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria (Org.). Qualidade da escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: Ceped Publicações; Gráfica e Editora América; Kelps, 2013.
REIS, Renato Hilário dos. Histórico, Tipologias e Proposições sobre a Extensão Universitária no Brasil. Cadernos UnB Extensão: A universidade construindo saber e cidadania. Brasília, 1996. In: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/download/6094/5042.