FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma experiência por meio de projeto de extensão

Autores

  • Natalia Ribeiro
  • Andréa Kochhann Universidade Estadual de Goiás
  • Thays Fernandes Universidade Estadual de Goiás
  • Mateus Henrique Marques Universidade Estadual de Goiás
  • Thalia Mendes Universidade Estadual de Goiás
  • Andressa Marques

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação Básica. Extensão Universitária

Resumo

Este resumo é reflexo de um projeto de extensão intitulado FORM-AÇÃO: Formação continuada para professores da Educação Básica, vinculado ao GEFOPI- Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade da Universidade Estadual de Goiás e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos. O GEFOPI é registrado como um projeto de extensão integrado, tendo características de um programa, pois abrange várias atividades do ensino, da pesquisa e da extensão, como eventos, cursos e projetos.  O projeto de extensão tem por objetivo a formação continuada de professores de 4º e 5º anos da rede e a formação inicial dos acadêmicos da graduação em Pedagogia e Letras da UEG Câmpus São Luis de Montes Belos. O FORM-AÇÃO se efetiva com encontros presenciais uma vez ao mês, momento em que acontecem palestras, minicursos e oficinas com atividades teóricas e práticas sobre assuntos elegidos pelo grupo de forma democrática e participativa. Para dar apoio ao processo de ensino e aprendizagem os professores contam com um grupo no WhatsApp para discutir as teorias aplicadas em cada encontro e publicações de suas atividades práticas no Facebook. O apoio teórico é em Reis (1989) sobre a extensão universitária no Brasil e Saviani (2010) sobre a formação de professores para fundamentar o projeto. No primeiro semestre de 2018 já ocorrem 3 encontros e ainda temos 2 previstos. Os encontros trataram da “Omnilateralidade e emancipação humana”, “Educação Física Escolar” e “Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem”. Os próximos encontros tratarão de “Ateliê textual” e “Tendência Histórico-Crítica”. Destarte,   esse artigo tem como objetivo socializar uma experiência de projeto extensionista que trabalha com a formação de professores.

Referências

CURADO SILVA, K. A. C. P. C. A Formação de Professores na Perspectiva Crítico-

Emancipadora. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 32, p. 13-31, jan./abr. 2011.

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: http://www.renex.org.br/documentos

MARX, K., ENGELS, F. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas: Navegando, 2011.

MIGUENS JR. S.A.Q. e CELESTE, R.K. A extensão universitária. 2014. In:https://www.researchgate.net/publication/253645827_A_EXTENSAO_UNIVERSITARIA_Capitulo_de_Livro

REIS, R. H. dos. Histórico, Tipologias e Proposições sobre a Extensão Universitária no Brasil. Cadernos UnB. Extensão: A universidade construindo saber e cidadania. Brasília,1989. In: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/download/6094/5042.

ROCHA, R.M.G. A Construção do Conceito de Extensão universitária na America Latina. In: Faria DSd, editor. Construção Conceitual da Extensão na America Latina. Brasilia: UNB; 2001.

SAVIANI, D.. Escola e Democracia. 25 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

SAVIANI. D. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

SOUSA, A.L. L. A história da extensão universitária. Campinas: Alínea, 2000.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO