O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E A CONSTRUÇÃO PROJETOS PEDAGÓGICOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CAMPO DE ESTÁGIO

Autores

  • Taynara Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Leidiane Santos
  • Sara Silva
  • Kenia Melo

Palavras-chave:

Estágio. Formação Profissional Docente. Prática Pedagógica.

Resumo

O presente trabalho, elaborado por exigência da disciplina de Atividades de Orientação em Docência nos anos iniciais do ensino fundamental I, do sétimo período do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas, tem como objetivo refletir sobre o papel do Estágio Supervisionado Obrigatório no processo de formação profissional docente.  Apresenta e analisa a prática docente vivenciada no campo de estágio, em uma escola pública municipal de ensino fundamental, no município de Inhumas-GO. Como primeiros resultados, ressalta que o estágio, nessa primeira etapa de observação junto à escola em sua integralidade e à sala de aula, em sua singularidade, oportunizou a construção de diagnoses e a definição de uma problemática central. Mediante essa questão central, ainda como resultado desse momento formativo, foi elaborado um projeto de trabalho, que deverá ser executado no segundo semestre do ano, já na segunda etapa do estágio. O tema do projeto de trabalho, que abrange as cinco regiões do Brasil e suas culturas, objetivará trabalhar de uma forma interdisciplinar as diferentes disciplinas, na expectativa de proporcionar um aprendizado significativo, prazeroso e lúdico às crianças. Teremos como interlocutores principais, Barbosa e Horn (2008); Lüdke (2015); Oliveira (2000), Pimenta e Lima (2005); Rech (2006), dentre outros. Esperamos que este trabalho contribua com a prática pedagógica dos professores da educação básica e oportunize um novo olhar para a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório, mediante o reconhecimento da sua importância no processo de formação docente.

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, da Graça Sousa Horn. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 7 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO