DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA

Autores

  • Taynara Santos Barros Universidade Estadual de Goiás
  • Fabiana Pessoni

Palavras-chave:

Aprendizagem, Dificuldades, Leitura, Escrita, Disortografia.

Resumo

O presente artigo aborda as Dificuldades na aprendizagem nas séries iniciais, pois é um fator moderno do cotidiano escolar. Abarca como objetivos: interpretar os diferentes motivos das dificuldades na aprendizagem referente à leitura e a escrita; explicar a Disortografia como um dos motivos da dificuldade na aprendizagem e analisar as dificuldades de aprendizagem na escrita e na leitura. A metodologia será de cunho qualitativo, pois foi realizada uma pesquisa bibliográfica para possibilitar ao pesquisador e leitor maior inserção sobre a interpretação dos dados coletados. Fundamentamos nos seguintes autores: Almeida, (2001); Anastácio, (2009); Bossa, (2000); Campos, (1979); José e Coelho, (1999); Morais, (2010); Pereira, (2009); Strick e Smith, (2001) e Torres e Fernandéz, (2001); uma vez que são de suma importância para o assunto abordado e têm como finalidade notória, as dificuldades de aprendizagem como passageiras, mas necessitam de recursos para aprimorá-las para ocorrer com eficácia e carece de um aparato familiar e escolar. Esperamos que este artigo venha contribuir de forma significante para quem tiver interesse em utilizá-lo, e assim trazer novas reflexões sobre a temática do artigo.

Referências

ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Dificuldades na Aprendizagem em leitura e escrita: método fônico para tratamento. Wak Ed. 2011.

ANASTÁCIO, A. H. A. K. A participação da família no contexto escolar da educação infantil em uma escola privada de Sinop. 2009.

BOSSA, Nadia A. Dificuldades de aprendizagem: o que são? Como tratá-las?Porto Alegre: ArtMed, 2000.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1979.

JOSÉ, E. da A. & COELHO, M. T. Problemas de Aprendizagem. São Paulo, Ática, 1999, 9-25p

MORAIS, Antônio Manuel Pamplona. Distúrbios de Aprendizagem: Uma abordagem psicopedagógica. São Paulo: Edicon, 2010.

PEREIRA, R. S. Dislexia e Disortografia – Programa de Intervenção e Reeducação (vol. I e II). Montijo: You!Books, 2009.

STRICK, C. e SMITH, L. Dificuldades de aprendizagem de A a Z – Um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: ARTMED, 2001

SOBRAL, Osvaldo José. Manual para elaboração e normatização de trabalhos acadêmicos científicos. Inhumas: Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, Curso de Pedagogia, 2009.

TORRES, R. & FERNÁNDEZ, P. (2001). Dislexia, Disortografia e Disgrafia. Amadora: McGraw-Hill.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Edição

Seção

GT 7 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO