A SIGNIFICÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES
Palavras-chave:
Educação, Pedagogia, LinguagemResumo
Resumo: Texto de revisão teórica embasado no referencial teórico dos autores VYGOTSKY (1994) e LURIA (1990) e utilizado como fundamento para a compreensão do desenvolvimento dos processos mentais superiores, processos esses de suma importância para o aprendizado formal. A falta de compreensão dos motivos pelos quais os alunos demonstravam grande dificuldade em fazer uso de pensamento formal quando solicitados para realizarem trabalhos teóricos nas atividades em sala ou avaliativos desencadeou a necessidade de realizar uma pesquisa bibliográfica que pudesse fundamentar e explicar os problemas enfrentados na prática pedagógica. Desse modo, como resultado dessa pesquisa, o referencial teórico de Vygotsky e de seu colaborador Luria tornou-se suporte para a compreensão e explicação de tais problemas. Vygotsky ao dar ênfase às interações socioculturais na formação das estruturas cognitivas e ao correlaciona-las às questões psicológicas concretas explicou a transformação dos processos psicológicos elementares em processos complexos. Compreende-se, assim, a relevância teórica que os estudos realizados por Vygotsky têm na área da educação, por nos permitir, à luz de seus pressupostos, refletir sobre a prática pedagógica do educador e a partir dessa reflexão superar os problemas de aprendizagem enfrentados constantemente em sua prática.