JOÃO AMOS COMENIUS E A EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DIDÁTICA,Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta como tema a visão de educação segundo João Amos Comenius, os seus princípios pedagógicos e seu legado para as teorias pedagógicas. Tem como objetivos de pesquisa conhecer a biografia de Comenius e suas principais obras; identificar os princípios pedagógicos; e, por último, analisar os legados deixados pelo autor para a educação contemporânea. Assim, foi realizado um estudo teórico e bibliográfico referente a vida e obras do autor escolhido como tema. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizados alguns autores que se ocupam dessa temática, como Gadotti (2008), Walker (2011), dentre outros. Com o intuito de efetivar um trabalho articulado, considerando a relevância de ter sido o primeiro autor a discutir uma educação para crianças, o foco do trabalho centrou-se nos seus princípios didáticos. Para Comenius a educação tinha como base “A arte universal de ensinar tudo a todos”. Além da apresentação de sua principal obra Didática Magna, com uma teoria totalmente inovadora para o século XVII; dos princípios pedagógicos, onde ele queria escolas universais, métodos universais, livros universais, idioma universal e colégios voltados para o bem-estar da sociedade; e dos legados para o melhor aprendizado, Comenius exerceu forte influência na educação.Downloads
Publicado
2016-09-21
Edição
Seção
SESSÃO DE PÔSTERES