O CONSTRUTIVISMO DE PIAGET E A EDUCAÇÃO

Autores

  • elielma macedo elielma macedo bastos Universidade Estadual de goias
  • creusa monteiro creusa monteiro da silva universidade Estadual de Goias
  • rariures conceição conceição sousa Universidade Estadual de Goiás
  • marinália Moisés moisés pereira Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Estágios de desenvolvimento. Epistemologia Genética. Construção da Inteligência. Teoria Piagetiana.

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar e compreender de que forma os quatro estágios de desenvolvimento da criança, citadas por Piaget, contribuem na formação do conhecimento e a inteligência da criança, além de entendermos outros fatores importantes para este desenvolvimento. Este estudo pretende mostrar ainda como a Epistemologia Genética, a assimilação, a acomodação e a equilibração é um processo contínuo na infância e de que forma pode ser praticada diariamente. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho, fundamenta -se na abordagem qualitativa sob a luz da pesquisa bibliográfica. Para fundamentar nosso trabalho, partimos da leitura de Piaget (1982) a respeito da psicologia da criança, da construção da inteligência; Nunes (2009), que relata sobre as teorias Piagetiana e Ferreiro (1985), que contribui para pesquisas em diferentes campos do conhecimento. Espera-se que este trabalho contribua para estudos acadêmicos, servindo assim de entendimento a respeito das fases que vão sendo construídas ao longo dos anos na criança e para conhecermos sobre o crescimento e a inteligência.

Biografia do Autor

  • elielma macedo elielma macedo bastos, Universidade Estadual de goias
    Estudo feito sobre piaget e o construtivismo na Universidade Estadual de goias

Referências

REFERÊNCIAS

NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos.- Brasília: Liber Livro, 2009.

PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. 2ª Ed. Vozes: Petrópolis, 1996.

PIAGET, Jean. Como se desarolla la mente del nino. In: PIAGET, Jean et elli. Los Anos postergados: la primera infancia. Paris> UNICEF, 1975.

PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. A Psicologia da Criança. São Paulo: Difel, 1982.

RAPPAPORT, Clara Regina. Psicologia do desenvolvimento. (et al.); coordenadora Clara Regina Rappaport- são Paulo: EPU, 1981-1982.

RIBEIRO, Mônica Cintrão França; GARCIA, Heloisa Helena Genovese de Oliveira. Psicologia Construtivista.- São Paulo: Editora Sol, 2013.

VISCA, J. El diagnostico operatório en la practica psicopedagogica. Argentina: Enrique Titakis,1997.

Downloads

Publicado

2016-09-21