AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA A PARTIR DA COMPREENSÃO DOS DOCENTES DAS DIMENSÕES DO CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Paula Rodrigues de Souza Oliveira Universidade Estadual de Goiás Campus Inhumas
  • Lindalva Pessoni UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

Resumo: O presente trabalho se constituiu a partir dos estudos e das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I e II, do 5° e 6° períodos do Curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, no ano de 2015. Tornou-se objeto de pesquisa em virtude de sua importância para formação do profissional que vai atuar na educação infantil. O conhecimento acerca das concepções de infância, de criança e de educação infantil é importante uma vez que nos permite entender o papel da família, da comunidade, das instituições educacionais e dos órgãos governamentais na educação de meninos e meninas em cada contexto, permitir-nos fazer certas conjunturas em termo da compreensão das dimensões do cuidar e educar nas práticas com crianças pequenas e pontuar se essas dimensões são compreendidas como elementos de uma mesma vertente. Esta compreensão interfere de forma crucial no processo formativo da criança, portanto os profissionais que atuam nesta etapa da educação básica têm que ter clareza das implicações de cada ato, de cada atitude, de cada olhar como consequência direta das dimensões do cuidar e educar, ou seja, em nenhum momento uma dimensão anula a outra. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Tal percurso metodológico possibilita um aprofundamento e maior compreensão do objeto de estudo. Para tratarmos da importância do papel com dupla função que a educação infantil precisa assumir – cuidar e educar as crianças – buscamos nos fundamentar em autores como Azevedo ( 2013), Nono ( 2015), Gomes ( 2009), entre outros.



Biografia do Autor

  • Ana Paula Rodrigues de Souza Oliveira, Universidade Estadual de Goiás Campus Inhumas
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás- Campus Inhumas
  • Lindalva Pessoni, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS

    Mestre em Educação, Universidade Estadual de Goiás-UEG- Câmpus Inhumas. Professora de Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil.

     

Referências

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 5 - EDUCAÇÃO INFANTIL