FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NEGRAS NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA - PA: UM ESTUDO OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Resumo
Esta pesquisa é fruto da dissertação de mestrado intitulada “Estudo das práticas pedagógicas dos egressos do Programa de Formação para as Relações Étnico-Raciais – ERER em Altamira - PA. Nosso problema de pesquisa é investigar quais os efeitos da política de formação continuada no município de Altamira-PA na prática pedagógica dos professores egressos do EREER. O objetivo geral é refletir, pesquisar e analisar as políticas públicas de ações afirmativas para a formação de professores no município de Altamira - PA, a partir das práticas pedagógicas dos egressos do Programa de Formação para as Relações Étnico-Raciais-ERER. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com os seguintes procedimentos e técnica: estudo documental sobre o ERER a partir da Lei nº 10.639/03; Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das relações étnico-raciais e o Plano Nacional de implementação das DCNERER. Os aspectos analisados foram: 1) formação docente; 2) Matriz curricular; 3) projeto interdisciplinar; (4) orientação pedagógica; 5) recursos didáticos e 6) produção de material didático. Esta pesquisa está em andamento, mas indicam que: 1) Participaram do ERER 43 professores, destes 36 professores eram da zona urbana. Hoje apenas 22 estão na cidade, sendo que 11 estão em sala de aula e 11 estão ocupando cargos de direção e coordenação pedagógica nas escolas; 2) O ERER consta de cinco linhas de pesquisa: (a) formação de professores; (b) ideologia e recurso didático; (c) políticas públicas, legislação e ações afirmativas; (d) acesso e permanência e, (e) diversidade etnicorraciais; 3) os planos de aula dos professores demonstraram que eles utilizam abordagem étnico-racial a partir do DCNERER; 4) houve discordância epistemológica e filosófica dos docentes formadores; 5) monografias coadunam com o PPP do curso e com suas ações (pesquisa sobre os problemas locais).