PROJETO PROFESSOR CONECTADO: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO TRABALHO DOCENTE.
Resumo
Este trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento que está inserida na discussão sobre o trabalho dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Anápolis-GO e o uso de notebook nas práticas pedagógicas. As questões de pesquisa são: Quais os limites e possibilidades dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Anápolis - GO incorporarem o uso do notebook na sua prática docente? Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Anápolis-GO assimilam, quando se trata de aprender por intermédio da TIC, nesse caso o notebook, que a mediação pedagógica ocorre de forma dupla: a mediação do professor e a mediação do dispositivo conectado à virtualidade? Os sujeitos da pesquisa concebem que não é o notebook e demais recursos tecnológicos que mudam a prática do professor, mas o conhecimento pedagógico? Qual a concepção que os professores tem de ensino e aprendizagem? Considerando estas questões, o objetivo geral é investigar como os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Anápolis – GO incorporam o uso do notebook na sua prática no magistério. Como objetivos específicos o nosso intento é investigar sobre a mediação pedagógica decorrente da mediação dos docentes e da mediação pelo uso do notebook pelo professor; identificar a concepção destes sujeitos sobre a relação entre conhecimento tecnológico e conhecimento pedagógico no trabalho docente; detectar como estes professores compreendem a relação entre as TIC e o processo de ensino e aprendizagem. A pertinência de investigações como a que propomos desenvolver deve-se ao fato de existirem poucas publicações sobre estudos das percepções e trabalhos dos professores contemplados em projetos como do tipo Projeto Professor Conectado. Para fundamentação deste estudo recorremos a trabalhos de diversos autores sobre o uso pedagógico das TIC como Kenski (2003), Sancho (2006), Gutierrez (2010), Toschi (2011), Peixoto (2011) e com relação à mediação pedagógica, busca-se a concepção de mediação proposta por Vigotski (1998) e tomadas como referência por Veer, Van Der; Valsiner (1996), entre outros. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, no qual se fez o uso de questionários e observações de aulas de trinta professores, lotados em dez escolas da rede municipal de Anápolis. Mesmo o trabalho ainda em andamento, já indica o alerta para o fato dos professores não se apropriarem das tecnologias de forma utilitarista e pragmática, pois a autonomia desejada na educação é que os professores possam pensar, planejar e decidir o que é favorável ao processo educativo, considerando os preceitos legais, éticos, teóricos, práticos e necessários ao público com o qual trabalham.